Dedo em Gatilho
O que é?
O Dedo em Gatilho é causado por inflamação dos tendões flexores, que são responsáveis por dobrar os dedos, e da polia A1, uma espécie de roldana que serve para ajudar no deslizamento normal dos tendões. Esse processo inflamatório leva ao travamento do tendão na polia, gerando estalidos, dor e em alguns casos mais graves o bloqueio de movimento da articulação. É comum o dedo em gatilho se apresentar com a necessidade do indivíduo ajudar a esticar ou dobrar o dedo com a outra mão, ou ter de realizar esforço para mobilizar o dedo, que fica “trancado”.
Diagnóstico
O dedo em gatilho pode ser avaliado clinicamente com a avaliação do movimento dos dedos e a palpação de pontos dolorosos no trajeto dos tendões flexores e até mesmo uma nodulação próxima à polia A1, na palma da mão, que é a parte do tendão que fica “esmagada” e causa o estalido e o trancamento. Exames de imagem como a ecografia também são úteis no diagnóstico. Algumas doenças sistêmicas estão associadas a maior possibilidade de causar dedo em gatilho e também devem ser pesquisadas pelo Cirurgião da Mão durante a consulta.
Tratamento
O tratamento do dedo em gatilho inicia com a orientação médica especializada e com o uso de medicamento e medidas locais. Nos casos persistentes, o tratamento cirúrgico pode ser indicado, com a liberação do tendão.