Fratura no Antebraço
O que é?
O antebraço é a parte do membro superior entre o punho e o cotovelo. É constituído por dois ossos: o radio e a ulna. Além de transmitir a carga das atividades realizadas com as mãos para o cotovelo e o braço, o antebraço é responsável pelos movimentos de rotação do punho e da mão, posicionando-os e permitindo uma grande combinação de movimentos. As fraturas no antebraço são comuns, e com frequência causam muita dor e deformidades graves.
Diagnóstico
As fraturas no antebraço podem causar inchaço, dor, deformidades e dificuldade de mobilizar os dedos, o punho e o antebraço, com grande impacto na qualidade de vida. O cirurgião da mão deve avaliar cuidadosamente todo o membro afetado e buscar lesões associadas da pele, dos tendões, dos nervos e dos vasos, muitas vezes presentes junto com a fratura. Exames de imagem são fundamentais também no auxílio para o diagnóstico correto e decisão sobre o tratamento, como as radiografias, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.
Tratamento
A decisão sobre o tipo de tratamento necessário para cada tipo de fratura no antebraço passa por uma avaliação médica criteriosa e varia de acordo com o paciente, a localização da fratura (qual osso é acometido), e o desvio (deslocamento) da fratura. Nessa região, algumas fraturas com pouco desvio e sem deformidades graves podem ser tratadas com imobilização e orientação com talas, gesso, órteses e outros sistemas de imobilização, especialmente em crianças. Para alguns tipos específicos de fraturas ou para fraturas com graves desvios, especialmente as fraturas do antebraço em adultos, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.